Por que imóvel na planta é um bom investimento?

Imóvel é um tipo de investimento que jamais se perde dinheiro. Com crise ou sem crise continuam a representar segurança e estabilidade. E quando o assunto é lucratividade, comprar um imóvel na planta pode ser uma ótima escolha.

Há muito tempo que investir em imóveis faz parte dos sonhos dos brasileiros. E apesar da oscilação econômica e social dos últimos tempos, o momento é ideal para apostar nesse mercado. Basta ter boa percepção e saber negociar.

Vivemos hoje o apogeu dos descontos de um mercado que estava estagnado há muito tempo e agora está repleto de boas oportunidades.

Por isso, talvez seja esse o “seu momento,” especialmente se a ideia for investir em imóveis novos e na planta.

Principais vantagens do imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta é uma das formas mais interessantes para se lucrar no mercado imobiliário. E a demanda por essa modalidade tem crescido consideravelmente.

É possível adquirir na planta tanto um imóvel para viver no futuro como um bem para rentabilizar com a venda ou locação após a entrega.

Independente de qual for o seu caso, é importante que saiba como avaliar o imóvel corretamente. E é claro, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas.

Tenha em mente que escolher um imóvel para investir é bem diferente de escolher para morar. E esta deve ser uma escolha completamente racional.

Analise a localização, qualidade de acabamento, atributos de projeto que valorizam o imóvel e que o tornam atraente para venda.

A pergunta a ser feita é: o que fará com que me imóvel se valorize mais, no futuro?

Racionalidade e precaução

São várias as vantagens de se investir em um imóvel na planta. A principal delas é, sem dúvida, a valorização com o passar do tempo.

Mas existem alguns aspectos que auxiliam a valorização do imóvel depois de pronto. A localização é o primeiro deles.

Escolha uma região da cidade que esteja em crescimento, com acessibilidade e infraestrutura completa.

Uma vez encontrado o imóvel é imprescindível checar detalhadamente a situação da construção, o histórico da construtora, o preço, as formas de pagamento e as garantias do investimento.

Se possível, visite outros empreendimentos da mesma construtora para verificar acabamento, detalhes de projeto, entre outros. E não tenha receio de perguntar e consultar a respeito de qualquer dúvida que possa surgir, por mais simples que possa parecer.

Outra preocupação frequente é se a incorporadora irá ou não cumprir o prazo de entrega.

Vale a mesma regra: falar com quem já comprou outros apartamentos da mesma incorporadora para trocar experiências.  E avaliar se foi entregue no prazo previsto.

Capital para investir no imóvel na planta

Logicamente, avaliar a sua conta bancária também é primordial antes de realizar um investimento deste nível.

Mas nem sempre é preciso ter muito dinheiro para investir no mercado imobiliário.

Muitas pessoas investem em imóveis financiados e adquiridos por meio de consórcio. E investir na aquisição de lotes em condomínios, por exemplo, ou em imóveis na planta são as estratégias mais adequadas para diversificar investimentos sem mobilizar muito capital.

Ao investir no mercado imobiliário comprando um imóvel na planta, é possível optar por algumas formas de pagamento mais acessíveis, já que a negociação inicial será diretamente com a construtora.

Na maioria dos casos, há a possibilidade de pagar até 30% do valor total até a entrega das chaves e financiar o restante do valor conforme a sua disponibilidade financeira, o que pode ser muito atrativo.

Conhecimento como valor de mercado

Se existe algo que é unânime para quem investe no mercado imobiliário é a necessidade de apostar em conhecimento.

Afinal comprar um imóvel não é como um carro, uma peça de roupa ou um sapato. É algo para vida toda e que exige racionalidade e visão de longo prazo.

Reafirmamos que conhecer com quem e de que quem está comprando é fundamental. O que mais traz problemas nessa área é exatamente a falta de informação.

E vamos combinar: hoje em dia é muito mais fácil obter informação e só não faz isso quem realmente não quer.

O olhar de um investidor imobiliário também precisa ser treinado. Ele consegue ver, por exemplo, imóveis que podem estar sendo subutilizados, imóveis residenciais que são ruins como investimento, mas excelentes se forem transformados  para o comércio e imóveis na planta com futuro promissor. São situações que um consumidor comum talvez não consiga perceber.

A verdadeira poupança

Comprar um imóvel na planta pode ser o começo da sua poupança futura. Muitas pessoas vivem de investimento em imóveis, afinal, os aluguéis e vendas podem ser a garantia de uma boa renda extra.

O investimento no mercado imobiliário tira a responsabilidade de depender apenas do salário para pagar as contas no final do mês, além de garantir a tão sonhada liberdade econômica.

Mas atenção: avalie todas as suas economias e analise se você está realmente preparado para dar este passo.

Também vale a pena conversar com diversos bancos para compreender a forma de financiamento e juros que cada um deles oferece. Se o parcelamento for direto com a construtora, reflita se conseguirá arcar em longo prazo com o valor das parcelas.

Quer conhecer uma excelente oportunidade de investimento? Converse om os especialistas da Ergus Engenharia e conheça o edifício Solarium, na melhor localização de São Luís: a Ponta D’Areia. Certamente eles vão saber orientar você sobre o melhor caminho nesse mercado.

Anterior
Edifício Solarium terá laje técnica para instalação de ar condicionado
Próximo
Por que condomínios com as áreas de lazer são um brinde à infância?