Casa ou apartamento em fase de construção ou pronto para morar? Se você está querendo comprar seu primeiro imóvel, deve se manter atento a vários aspectos que podem ser decisivos nesse processo para evitar surpresas no futuro.
O sonho do imóvel próprio está tomando forma? Muito bem. Estar decidido é o primeiro passo. Porém, nessa caminhada que pode ser longa, é preciso estar atento a tudo. Dúvidas e incertezas são naturais por se tratar de um bem durável e importante. Planejamento é fundamental. Questões financeiras, investimentos, cálculos constantes, legislações, credibilidade da incorporadora e construtora, enfim, muita coisa deve ser colocada na balança para que as chaves estejam em suas mãos. A seguir, algumas dicas para ajudar na realização do sonho do primeiro imóvel.
Entender que comprar um imóvel não é como comprar um objeto qualquer.
Procure se informar. Um especialista do setor pode lhe oferecer ótimas orientações. Além disso, conhecer a experiência de outras pessoas pode ajudar, como de amigos e familiares que já compraram um imóvel. Trocar ideias será muito proveitoso.
Mergulhe no assunto e entenda como funciona uma transação.
Para fechar um contrato e colocar sua assinatura, você deve ao menos estar ciente de todos os tópicos ali dispostos. Todos os pontos são importantes e devem ser muito bem amarrados. Certamente você também vai se deparar com um mundo de burocracia muito além do seu conhecimento, envolvendo cartórios, prefeitura e outros órgãos públicos. Novamente, destacamos que um especialista poderá “traduzir” todo o contrato, inclusive as letrinhas miúdas, para você poder fechar negócio tranquilo.
Pesquise sobre o vendedor ou construtora/incorporadora.
Seus dados financeiros serão analisados integralmente para confirmar a sua capacidade de cumprimento do contrato. O mesmo deve ser feito com a parte vendedora, seja para compras à vista ou financiadas. Por exemplo, exigir certidões negativas para que dívidas do imóvel não sejam passadas para você sem seu conhecimento, entre outros problemas que possam aparecer depois da compra. Também é importante conhecer o histórico da construtora ou incorporadora – no caso de imóveis em construção, conhecendo os projetos já lançados e entregues, se foram no prazo estabelecido, com a qualidade prometida etc.
Sem passos maiores que as pernas.
Esse é o mais básico de todos os cuidados. Estar preparado financeiramente e com um planejamento de longo prazo bem embasado, e se possível, contando com reservas para situações inesperáveis. Procure se informar sobre as formas de pagamento disponíveis e como elas funcionam, principalmente sobre vantagens e riscos. A partir daí, escolha a forma que seja apropriada para você. E não esqueça das taxas e impostos inclusos. Parece simples e óbvio, mas é importante ter um orçamento sob controle para evitar situações difíceis no futuro.
Tenha certeza de que o imóvel escolhido atende às suas necessidades e expectativas.
Para que não ocorram constatações que levem ao arrependimento, esta etapa deve ser feita antes de fechar o contrato. Analise com total isenção emocional, sem impulsividade ou pressa, se o imóvel escolhido oferece realmente o que você quer. Veja a localização, os benefícios do lugar, possíveis desvantagens, se o tamanho do imóvel é adequado, a qualidade do acabamento, se vai precisar de reforma etc. Taxa de condomínio, se for o caso. Enfim, a compra do imóvel deve, acima de tudo, proporcionar a você e sua família plena satisfação.
Esperamos que estas dicas sejam úteis para você que pensa em comprar seu primeiro imóvel. Estamos à sua disposição sempre que você precisar. Basta entrar em contato.