Como aproveitar todos os espaços do seu apartamento

Aproveitar todos os espaços de um apartamento e ainda dar um upgrade na estética é um desafio para muitas pessoas. Mas algumas soluções já se transformaram em tendência de mercado.

Quem não quer viver num apartamento espaçoso, bem iluminado e decorado e que seja a conexão perfeita entre conforto e praticidade?

Esse é o desejo de 10 entre 10 pessoas que escolhem o imóvel para morar ou até mesmo investir.

Mas alcançar essa meta depende de muitos fatores. Ao contrário do que se imagina não é apenas uma questão financeira, ou seja, de ter ou não os recursos para decoração.

É uma questão de planejamento e criatividade. E é claro, de conhecer muito bem o estilo de vida de quem vai morar. Isso vale não só para apartamentos novos como também para as reformas nos mais antigos.

As arquitetas Renata Targino e Renata Freire, responsáveis pelos projetos de Arquitetura de Interiores do Edifício Solarium, fazem uma recomendação importantíssima: jamais agir por impulso.

Elas explicam que o planejamento é fundamental para aproveitar devidamente, cada centímetro dos ambientes. Isso significa que, antes de se encantar com alguma mobília, é importante ter um estudo de cada espaço. Com o layout predefinido é possível compor o ambiente de forma elegante, confortável e adequada às necessidades dos moradores.

Racionalidade e funcionalidade desde o projeto

Na visão das arquitetas o primeiro passo é analisar profundamente o perfil de quem vai morar. E, sempre que possível, contar com um profissional para auxiliar no diagnóstico das prioridades e nas soluções.

Veja a seguir as orientações das arquitetas.

1 – Estude muito bem as opções que a planta oferece. Paredes em gesso oferecem uma grande flexibilidade.

2 – É muito importante pensar na real utilização de todos os cômodos da casa. Por exemplo: um quarto de hóspedes, que será ocupado por visitas em curtos períodos durante o ano, pode ganhar uma outra função além da inicial. Uma opção é transformá-lo em sala de TV, home office ou brinquedoteca, por exemplo, garantindo um espaço mais funcional e útil, podendo ser usado durante o ano todo.

3 – Integração de espaços hoje é bem mais que uma tendência. É também a garantia de uma melhor circulação e organização. Numa cozinha integrada com a sala, por exemplo, a cozinha passa a ser também um espaço de interação e convívio, ganhando portanto, mais de uma função além de local de preparação das refeições.

4 – A Varanda também pode se tornar uma extensão da sala de estar extremamente aconchegante, mesmo que disponha de uma bancada com pia para uma área gourmet. Se integrada aos ambientes de estar, cria um grande espaço de interação e lazer para a família.

5 – Laje técnica: os sistemas de ar condicionado precisam de espaço para colocação dos condensadores. São equipamentos robustos que acabam sendo instalados nas varandas, praticamente inutilizando o espaço, ou boa parte dele. No edifício Solarium, os condensadores ficarão instalados na laje técnica, um espaço separado dos apartamentos, porém com fácil acesso para manutenção. Assim, as varandas podem ser aproveitadas na sua totalidade.

A decoração do apartamento ideal

Na decoração são muitos pontos a considerar – dos móveis aos espaços disponíveis, da distribuição à iluminação. Para as arquitetas, é sempre bom pensar no reaproveitamento das peças que você quer manter, como uma cristaleira, uma mesa de canto, uma peça de família, entre outros.

“A ansiedade pode atrapalhar bastante quando se trata de compor ambientes,” conta  Renata Targino. “Não se pode perder de vista que é preciso ter espaço para circulação, assim como para abrir as portas dos armários.  Se você enche um ambiente de móveis, o resultado pode ficar desproporcional e ainda se ter a sensação de um espaço menor do que realmente é.“

Uma boa opção, de acordo com as arquitetas, é o aproveitamento vertical, com prateleiras e armários mais altos que são ótimos para guardar coisas que não utilizamos com frequência. “Mas temos que ver a praticidade do dia-a-dia, o que precisa ter sempre a mão e o que pode ficar guardado por mais tempo sem precisar ficar à vista”, afirma Renata Freire.

Outros fatores que você deve levar em consideração, segundo as arquitetas:

  • Ao iniciar o planejamento da decoração do seu apartamento faça uma análise racional de tudo o que precisa guardar, o que realmente é imprescindível e a utilidade de cada peça. Móveis planejados são sempre uma boa alternativa.
  • Agregar funcionalidade aos móveis para aproveitar melhor os espaços é uma estratégia que funciona muito bem, já que eles também acabam se tornando itens de decoração.
  • Estude com cuidado o que já tem e gostaria de reaproveitar na nova moradia. Aproveite para criar espaços diferenciados com esses móveis.
  • Vale a ideia do “menos é mais.” Um exemplo é aproveitar o espaço com armários multiuso que servem de divisória para os ambientes.
  • Iluminação do apartamento é um item que faz toda a diferença em qualquer projeto. As luzes mais amareladas são usadas em ambientes de descanso, já a cozinha e a área de serviço, por exemplo, a indicação é luz neutra. Além disso, para dar sensação de amplitude à tendência é escolher paletas de cores mais claras nas paredes, por serem refletoras de luz.
  • A harmonia entre os pisos e paredes dão a sensação de amplitude e continuidade nos cômodos.
  • Outro truque para ampliar ambientes: espelhos em pontos estratégicos valorizam e ampliam os cômodos. Mas, como em tudo na decoração de interiores, deve ser utilizado com moderação. E, por isso, a ajuda de um profissional da área é tão importante.
Anterior
Por que condomínios com as áreas de lazer são um brinde à infância?
Próximo
Ponta d’Areia: o mais belo cartão postal de São Luís