Áreas de convivência e lazer dos condomínios resgatam os valores da vida em comunidade

Muitos itens atestam a importância das áreas de convivência e de lazer dos condomínios. Mas dois são absolutamente fundamentais: a qualidade de vida e valorização do imóvel.   

Algumas pessoas ainda acreditam que as áreas de lazer e de convivência num condomínio são apenas acessórios caros e que só valorizam o empreendimento no momento da negociação. Grande engano!!!

Um condomínio com uma boa área de lazer, além de valorizar e muito o patrimônio pode significar um grande salto na sua qualidade de vida e de toda família.

A depender da rotina de cada morador, essas áreas comuns passam a ser aliadas mais do que perfeitas  do descanso e da diversão. E, nesse contexto, ganham nome e sobrenome: economia e praticidade.

Convívio, lazer e praticidade

Após o planeta ter enfrentado uma pandemia de consequências nunca vistas, que exigiu de todos um novo aprendizado na arte da convivência e do respeito ao bem comum, entendemos o quanto é importante compartilhar áreas comuns e dessa forma  promover  a solidariedade e facilitar a colaboração mútua entre vizinhos.

Nesse aspecto, as várias áreas de lazer e convivência do Edifício Solarium não poderiam ser mais adequadas.

Estamos falando de um verdadeiro clube, projetado em cada detalhe para as pessoas tenham no próprio condomínio tudo aquilo que sempre sonharam para o relax e a saúde, dentro de uma arquitetura moderna, acolhedora e um visual paradisíaco para complementar o cenário.

Dentro das instalações do edifício, uma belíssima praça arborizada, a Praça Solarium  é  projetada para ser um dos principais pontos de encontro. Um convite para o bate papo no fim da tarde ou logo pela manhã.

Tudo no edifício Solarium remete à boa convivência, ao esporte e ao lazer: desde o hall de entrada até a área das piscinas com deck, o playground, o campo society, o salão de jogos, academia, a brinquedoteca e até mesmo o espaço pet.

Disponibilizar espaços para reunir amigos também é prioridade: são dois salões de festa completos com bar para eventos a qualquer tempo.

Quer cozinhar para a família e amigos? O espaço gourmet terá as instalações e as condições para você promover encontros inesquecíveis. E se a questão for um bom churrasco, o Solarium terá uma área especialmente preparada para essa finalidade com tudo o que é necessário para facilitar a vida dos anfitriões.

Ao final, para repor as energias, você poderá desfrutar de uma boa sauna, excelente para sua saúde e relax.

Crianças e Espaço Pet

Outro “recanto” fundamental para a integração dos integração dos moradores e consolidação da vida em condomínio é o espaço pet, um verdadeiro playground para os bichinhos, onde seus donos, inclusive as crianças, se divertem e fazem amizades.

O impacto positivo que as áreas comuns e de lazer dos condomínios na vida das crianças é indiscutível. Um dos melhores investimentos que se pode fazer. A vida em condomínio proporciona a volta das brincadeiras que pais e avós tinham possibilidade de fazer na rua, na vizinhança, nas praças.

E é claro, passear as crianças é sempre muito bom. Mas não dá para passear todos os dias. Assim, um condomínio com lazer permite que elas gastem as energias diárias com várias opções de divertimento, como o playground, a brinquedoteca ou brincando nas áreas comuns com segurança.

Há condomínios que contratam profissionais com a finalidade desenvolver atividades recreativas. Isso é importante para que elas interajam entre si e criem laços de amizades umas com as outras.

Economia em várias atividades

A estrutura de lazer do condomínio não é apenas um meio prático de mudar de vida, no sentido de adotar hábitos saudáveis, assumir uma rotina mais leve e também uma forma de fazer economia.

Isso porque a mensalidade de uma boa academia não é algo exatamente “barato”, por exemplo. O mesmo se pode dizer da mensalidade do clube, do espaço kids do shopping ou de qualquer outra solução disponível no mercado para quem deseja dar mais alegria e saúde para sua rotina.

Logicamente que correr pelas calçadas da cidade não custa nada, nem pedalar, nem andar na praia. Mas nem sempre é muito seguro, não é mesmo?

Sem contar que, toda vez que decidir dirigir até qualquer ponto da cidade para algumas dessas atividades, o carro e o velho e bom combustível entram em ação. Isso sem contar com estacionamento, flanelinha e dos demais gargalos que drenam nosso dinheiro em qualquer trânsito de cidade mediana.

Portanto, ao lado da praticidade, da segurança e do conforto, pense na infraestrutura de lazer e áreas comuns do edifício Solarium como uma boa forma de economizar tempo e dinheiro.

Espaços de convivência bem dimensionados  não são luxo ou desperdício de planta, mas sim a melhor forma de valorizar o empreendimento e atender às necessidades básicas de seus moradores.


 

Protocolo da boa convivência em condomínio

Conseguir manter uma boa convivência com os outros moradores do condomínio não é uma tarefa muito difícil, e nem demanda um grande esforço. São nos detalhes que os bons relacionamentos acabam sendo construídos.

Cada condomínio cria suas normas de utilização. E desde o início a sua participação faz toda a diferença. Seja um morador ativo.

Caso não concorde com alguns procedimentos faça valer sua opinião e discuta francamente o assunto.

1 – Conheça e obedeça às normas

O primeiro passo é conhecer e seguir as normas previstas – que valem igualmente para todos. Isso pode incluir desde respeitar o horário de silêncio até instruções sobre animais de estimação.

2 – Informe o síndico e os vizinhos sobre eventos fora do comum

Você vai fazer uma obra por alguns dias? Ou, então, pretende receber alguns amigos para uma pequena confraternização no final de semana? Procure informar o síndico e os moradores próximos ao seu apartamento sobre esses eventos. Esse é um sinal de preocupação com o bem-estar dos outros moradores, e é muito bem-visto.

3 – Trate todos com cordialidade

É impossível nutrir laços de amizade com todos os moradores do condomínio, mas o mínimo que pode ser feito é tratar os vizinhos com cordialidade nas pequenas interações que ocorrem no dia a dia. São atitudes que fazem toda a diferença para uma boa convivência.

4 – Cuidados com o ambiente e equipamentos

Num ambiente compartilhado como é o condomínio todos tem a obrigação de ajudar a conservá-lo e mantê-lo sempre em boas condições.

5 – Bom senso no uso das áreas comuns

Áreas comuns devem ser utilizadas por todos. Muitos moradores não entendem isso. É preciso aprender a compartilhar os espaços e utilizá-los sem afetar a experiência das outras pessoas, que também têm o direito de usufruir da estrutura – seja da quadra de esportes, salão de festas, academia ou piscina. E incentive as crianças a fazerem a mesma coisa.

6 – Diálogo nos conflitos

Mesmo seguindo as normas para uma boa convivência, nem sempre os seus vizinhos demonstrarão essa preocupação com os outros moradores. Nessas situações, procure resolver as situações com diálogo – evitando conflitos e buscando um rápido desfecho para cada situação.


 

Anterior
Espaço Pet: um diferencial a favor do condomínio
Próximo
Investir em imóveis é uma opção segura mesmo na Pandemia