Nunca se falou tanto em qualidade de vida, saúde, em viver próximo à natureza e, ao mesmo tempo, desfrutar intensamente da companhia de quem amamos.
Se isso parece uma meta inatingível ou uma realidade muito distante para você e sua família, saiba que agora seu sonho terá endereço certo em São Luís: a Ponta D’Areia.
É lá que está sendo construído o Edifício Solarium, um projeto único, totalmente pautado na sustentabilidade, segurança e tecnologia numa das mais belas paisagens do Brasil.
E é ali que, como nos “contos de fada”, cada futuro morador está edificando seu “castelo” e materializando, à sua maneira, o “felizes para sempre” com uma nova história.
A seguir, apresentamos os principais motivos que fazem da Ponta D’Areia um dos melhores lugares da cidade para viver.
1 – Perto de tudo com uma paisagem de tirar o fôlego
Desde o início dos anos 1990, quando a península começou a ser urbanizada e a Lagoa Jansen tornou-se um Parque Estadual, a Ponta D’Areia passou a ser um dos endereços mais nobres e um dos mais belos cartões postais de São Luís.
Como se não bastasse ter como limite o Oceano Atlântico de um lado e a Lagoa Jansen do outro, a Ponta D’Areia é hoje cobiçada por vários outros motivos, entre eles, a localização.
Situada a apenas 4 km do centro, é literalmente perto de tudo: do centro histórico e áreas de comércio de rua, dos shoppings, cinemas, bares, restaurantes, boates, e obviamente, de todos os serviços essenciais como hospitais, escolas, supermercados, lojas de conveniência, farmácias etc.
2 – Viver onde o resto do país adora passar férias
Na Ponta D’Areia as opções lazer são inúmeras, seja durante o dia ou à noite. Toda a orla é cercada por estabelecimentos “com os pés na água”, perfeitos para ouvir música, comer pratos típicos fresquinhos e ver o pôr do sol pertinho do mar.
3 – Acessibilidade privilegiada
O prolongamento da Avenida Litorânea até a praia do Olho D’Água irá diminuir substancialmente o trânsito na área e garantir fácil acesso de quem vem para a Ponta D’Areia ou se desloca em sentido contrário. E isso faz toda a diferença para quem precisa percorrer a cidade diariamente e repudia o estresse dos engarrafamentos.
4 – Crianças com mais liberdade
Toda a região é perfeita para crianças e para quem leva um estilo de vida saudável. Repleta de área verde, parques e praças, a Ponta D’Areia dispõe de estrutura para lazer e atividades físicas para toda a família. Ali as crianças podem crescer e brincar como antigamente e aprender, num cenário perfeito, como se constrói uma convivência saudável respeitando a natureza.
5 – Os encantos do Espigão da Ponta
Outro privilégio de quem mora ou quem vai morar na Ponta D’Areia é o Espigão da Ponta, de onde se tem um por do sol dos mais espetaculares do país.
Sem dúvida, o Espigão é hoje um dos melhores pontos de lazer de São Luís.
São 527 metros de calçadão com ciclovia para passeios de bicicleta, patins, ou até uma corridinha no fim de tarde. Para as crianças há muitos brinquedos, quiosques e lanchonetes. Como presente, um amplo deck de madeira avança para o mar com uma paisagem digna dos melhores roteiros de fotografia dos grandes filmes.
Mas não é só. O Espigão da Ponta foi construído para resolver o problema de erosão na orla da praia da Ponta d’Areia, o que poderia comprometer a orla da capital. Serve, portanto, para conter o assoreamento do canal, que poderia trazer vários problemas para o deslocamento de embarcações.
6 – História, cultura e festa
O Espigão abriga também alguns monumentos históricos importantes hoje revitalizados, como o Forte Santo Antônio da Barra (onde fica o Museu das Embarcações Maranhenses, um Memorial sobre a história do Forte e o Museu da Imagem e do Som) e o Memorial Bandeira Tribuzi. É ainda um dos locais de referência em São Luís para shows e festas como São João e Carnaval.
7 – Atracadouro
Está previsto para ser construído no Espigão um novo atracadouro, que vai ampliar a ligação entre as cidades de São Luís e Alcântara. Terá mais profundidade que o Cais da Praia Grande, que depende da maré alta para o funcionamento das embarcações.
8 – Parque Ecológico da Lagoa Jansen
Outro local incrível e mágico que com certeza fará parte da rotina de quem vai morar no Edifício Solarium na Ponta D’ Areia: o Parque Ecológico da Lagoa Jansen, que fica no entorno da lagoa com o mesmo nome.
O parque vai desde a praia da Ponta D’Areia até o bairro de São Francisco. Dispõe de quadras poliesportivas, ciclovias, pista de bit soccer e skate, pistas para corrida e caminhada e uma Concha Acústica, onde acontecem vários eventos culturais de qualidade e gratuitos.
Durante a noite, o Parque se transforma em mais uma opção incrível de lazer da região com bares, restaurantes e um Mirante que proporciona uma linda vista panorâmica da região.
Estruturado para promover a interação de todas as idades, o parque é também uma das melhores atrações para as crianças, onde um parquinho, pra lá de completo, tem um rio de “faz de conta” modelado com piso emborrachado reciclado e um pequeno lago com barquinho para uso nas brincadeiras, além dos escorregadores, passarelas, pranchas e cabos de corda.
9 – Boa vizinhança
Quem vive há mais tempo na região da Ponta D’Areia certamente já não consegue contar a quantidade de novos condomínios da área. Todos muito bem equipados e seguros.
Como já dissemos, tudo isso é decorrência da urbanização da Lagoa Jansen e a criação do Parque Ecológico que mudou o visual do bairro, e o transformou num dos mais belos cartões postais de São Luís.
O projeto e a construção do Edifício Solarium harmonizam plenamente com esse cenário. Totalmente focado em sustentabilidade e situado numa área de natureza tão privilegiada, o edifício certamente vai inspirar os demais condomínios a seguir o mesmo caminho e a implantar as adaptações necessárias que farão da Ponta D’Areia um lugar ainda mais especial.